O vírus mais ativo da Internet

Márcio d'Ávila, 16 de maio de 2003. Revisão 2, 21 de junho de 2018.
Categoria: Segurança

O vírus há mais tempo em circulação da Internet continua em atividade. Ele chama-se boato, e em inglês atende também pelo nome de hoax.

O boato pode chegar com aparências diversas, mas sempre tenta avisá-lo de algo terrível e urgente, deixar você sensibilizado ou alarmado e fazer com que você o espalhe em grande escala, o mais rápido possível.

Escrevi este artigo há mais de 15 anos e ele continua mais atual que nunca, reforçando o quão longevo e ativo é o boato.

Sintomas:

Se você acredita em tudo que recebe, acha que a maioria dos seus contatos são fontes confiáveis de informação ou do repasse delas, crê que o envio de uma mensagem sua na Internet pode salvar uma criança com câncer ou fazer você ganhar prêmios ou dinheiro de empresas, pensa que a imprensa sabe mais sobre vírus de computador do que os centros de pesquisa das maiores empresas de segurança (Kaspersky, McAfee etc.) e, principalmente, repassa sem pestanejar todo alerta que recebe, cuidado: você (sim, você, não seu computador, smartphone ou tablet) está contaminado pelo boato.

Como curar:

Anti-boatos

A seguir listo sites brasileiros especializados em investigar boatos, lendas urbanas e fake news (notícias falsas):


Creative Commons License

© 2003-2018, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.