Exemplos de como o spam tem sido cada vez mais usado para proliferar fraudes, e informações sobre como reconhecer os indícios e características de mensagens de fraude circulando na Internet.
Ferramentas de segurança e proteção, novas versões de software, créditos para celular pré-pago... ofertas de todo tipo de download “útil” de graça. Na verdade, como sempre o programa é um trojan, útil só para o fraudador, e quem paga é você.
A empresa Symantec, fabricante do popular Norton Antivírus e outros produtos
de segurança, tem sido tema de várias fraudes, algumas delas associadas também
ao nome de outras instituições como Microsoft e Banco do Brasil. Uma dessas
mensagens inclui pelo menos dois fortes indícios de fraude para o usuário atento:
o nome da empresa está incorreto como “Sysmantec” no assunto e
remetente, e o link de download aponta para um incoerente e malicioso endereço
itaufacil.com
. A Symantec mantém o
Spam Watch: Centro de
Controle e Respostas com alertas e dicas sobre scam:
Desconfie de
e-mails suspeitos de spam oferecendo softwares da marca Norton, da Symantec.
A Symantec mantém ainda um documento específico com alerta e orientações sobre
Mensagens falsas envolvendo a marca Symantec ou Norton.
Há fraudes grosseiras que apresentam como vindas da Microsoft, mas oferecem atualização de antivírus da Symantec ou da McAfee, empresas que nada tem a ver com a Microsoft. Uma delas ainda encerra dizendo que “a rede de computadores mundial se preocupa com a sua segurança”, como se a Internet não passasse de uma entidade unida e protetora, e não uma rede complexa distribuída por centenas de países, milhões de instituições e bilhões de pessoas. No portal Microsoft Security Brasil há orientações para que você Não seja enganado por e-mails fraudulentos.
Retornar para o artigo Scam - a fraude inunda o correio eletrônico.
Nota: As imagens aqui reproduzidas como exemplo tem caráter exclusivamente ilustrativo e representam a prática de fraudes. Porém, qualquer imagem, marca ou informação citada no texto ou contida nas reproduções, eventualmente baseada em origem verídica, permanece restrita e reservada aos legítimos detentores de seu direito ou propriedade.
© 2003-2020, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados, distribuídos e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.