Exemplos de como o spam tem sido cada vez mais usado para proliferar fraudes, e informações sobre como reconhecer os indícios e características de mensagens de fraude circulando na Internet.
Temas financeiros e cadastrais também são constantes nas fraudes: pendências de CPF, título eleitoral e de crédito, avisos de pagamentos, débitos e cobranças, transações de comércio eletrônico, orçamentos.
Fraudes alarmantes apresentam: “o seu CPF consta no Serasa”, ou “foi cancelado pela Receita Federal”. Pense: misteriosamente, estas entidades descobriram o seu e-mail; e ainda escolheram o inseguro correio eletrônico como forma de notificá-lo de uma situação tão séria. O link supostamente levaria ao download de um “relatório com detalhes e instruções para você regularizar sua situação” ou similar. O portal legítimo da Receita Federal, contudo, alerta sobre Mensagens eletrônicas (e-mails) falsas em nome da Receita Federal e Receita alerta para e-mails falsos (IRPF 2005).
Além da Receita Federal, outras instituições do governo já tiveram seu nome envolvido em outras fraudes, como: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em fraude sobre suposto cancelamento de título eleitoral; a Secretaria de Planejamento do Maranhão, em uma fraude que finge distribuir uma lista para cotação de preços; os Correios, em fraude solicitando dados cadastrais para retirar encomendas. Veja o alerta sobre falso e-mail dos Correios.
Outro tipo de scam que se enquadra aqui é o de falso aviso de débito para um suposto pedido de compra via Internet (comércio eletrônico). O objetivo é igualmente alarmar o destinatário, neste caso sobre um possível débito indevido, levando-o a clicar em um link como “mais informações” ou “cancelar pedido”, que na verdade leva ao programa malicioso. Embolando tudo, temos um suposto aviso de cobrança do Banco do Brasil, que no assunto cita porém CPF cancelado. Entre as empresas que alertam seus clientes contra phishing, destaque para o comunicado importante do Ponto Frio, apresentado a quem acessa seu Atendimento ao cliente na Internet.
Nomes de operadora de telefonia fixa e móvel têm sido usados em diversas fraudes de scam. Há mensagens sobre supostas contas em atraso forjadas como se viessem de Embratel, TIM ou Brasil Telecom, por exemplo, com links que supostamente exibiriam um extrato ou detalhes da dívida. No caso da TIM, tão logo começaram a correr mensagens falsas usando o nome desta operadora, ela divulgou um alerta da TIM a seus clientes. A Brasil Telecom divulga um Alerta de Segurança em sua página principal.
Fraudes com tema similar oferecem o download de um programa gratuito como “cadastro de clientes com consulta a SPC, Serasa, CCF”, “licitações eletrônicas” e até irônicos “programas anti-fraudes bancárias”.
O Banco do Brasil, um dos nomes de instituição bancária mais usados por fraudes, disponibiliza em seu sítio web — e em destaque no página de acesso ao seu home-banking — informações bem diretas e práticas na forma de Dicas de Segurança na Internet, incluindo o informe deixando claro que o banco não envia mensagens eletrônicas a seus clientes. Veja também as informações de segurança de outros bancos, como: Bradesco, Itaú, Unibanco, Banco Real (ver imagem), HSBC, Citibank.
Retornar para o artigo Scam - a fraude inunda o correio eletrônico.
Nota: As imagens aqui reproduzidas como exemplo tem caráter exclusivamente ilustrativo e representam a prática de fraudes. Porém, qualquer imagem, marca ou informação citada no texto ou contida nas reproduções, eventualmente baseada em origem verídica, permanece restrita e reservada aos legítimos detentores de seu direito ou propriedade.
© 2003-2020, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados, distribuídos e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.